“Contenham esse avanço... Façam qualquer coisa, por menor que seja... Mantenham aberta ainda que seja uma só porta dentre cem, pois conquanto que tenhamos pelo menos uma porta aberta, não estaremos numa prisão.”
(G.K.C)

sábado, 7 de março de 2009

Perdão ou Desculpa?

Perdão e Desculpa são duas palavras tão banais no uso, que nem desconfiamos da diferença entre elas. Em um certo sentido, Perdão e Desculpa são palavras quase opostas. O Perdão nos diz "ok, você fez isso, mas eu aceito seu pedido de perdão; não jogarei isso na sua cara e seremos do mesmo jeito que éramos antes". Já a Desculpa, fala "eu percebo que você não podia evitar, sei que realmente você não queria fazer isso; você não é culpado". Assim, um ato falho sem culpa precisa de desculpa, e não de perdão. Da mesma forma, boas desculpas não precisam de perdão - já que o perdão exige culpa - e se você quer ser perdoado, não há desculpas para o que fez - pois pedir perdão é assumir a culpa.
Porém, isso não invalida a possibilidade de haver os dois ao mesmo tempo. O problema está em pedirmos desculpas para aquilo que exige perdão.

Uma parte dessa idéa, se não me engano, veio-me de C. S. Lewis.

3 comentários:

Anônimo disse...

Apesar de não conhecer o trabalho de C. S. Lewis, esta explicação reflete exatamente meu pensamento sobre perdão e desculpa.

Parabéns pelo artigo.

juliana kramer disse...

Pude confirmar ontem, Joel, que realmente parte dessa idéia me veio do Lewis. Averigüei nos meus alfarrábios...rs

Bruno disse...

Não concordo... o sentido de desculpar é você pegar alguém que era culpado e RETIRAR a culpa dele...

ele está DESculpado... ele foi culpado e não é mais... a pessoa que nunca foi culpada não tem que ser desculpada, ela sempre foi inocente (FATO).

No entando, o único que pode DESCULPAR alguem se chama Jesus Cristo (o nazareno), que se fez pecado em nosso lugar... nós sendo culpados se fez culpa em nosso lugar... INFELIZMENTE ESTA PALAVRA FOI BANALIZADA...

Quanto ao perdoar... é você doar algo que era seu... um direito seu, e voce doa a outra pessoa... voce desconsidera seu direito de ter rancor, e a PER-DOA!

Isto é o q eu penso, e espero que tenha abençoado vocês!